Recordar tempos idos... Falar do presente, também. E até, de quando em vez, arriscar vatícínios. Em vários domínios e não só no da política...
segunda-feira, 25 de junho de 2018
O HOMEM DO JOGO
Finalmente, Quaresma!
No seu primeiro jogo, como titular num Mundial, um golo fabuloso.
Gostei da atitude em campo, da trivela, e fora do campo, da entrevista. Sobre as mesquinhas declarações de Queiroz, uma expressiva recusa de comentar. Muito bem.
URUGUAI, MÉXICO E COLOMBIA BRILHAM NA RÚSSIA...
Nesta primeira fase do Mundial, só as equipas sul americanas me encantaram. O México (de Herrera e Quintero!), a Colômbia (depois que James Rofriguez entrou em campo) e, sobretudo a fantástica seleção do Uruguai. Também, a espaços, o grande Brasil, agora de Coutinho, não de Neimar.
Que pena, um duvidoso penalty ter roubado a Portugal o 1º lugar no grupo, dando-lhe como próximo adversário, precisamente, este Uruguai!!!
Sabemos que um dos atrativos do futebol é a imprevisibilidade dos resultados, as sempre possíveis vitórias dos "underdogs". Tem acontecido neste campeonato, com razoável abundância - e mais seria se, na 25ª hora, alemães, espanhóis, e outros, não tivessem marcado.
Mesmo jogando em casa, a Rússia era muito mais acessível...
Resta-nos confiar na sorte habitual de Fernando Santos. Contudo, se formos em frente, como todos desejamos, vou lamentar a pouca sorte dos geniais uruguaios como, obviamente, não lamentaria a dos russos, tão banais e desinteressantes - definitivamente "dispensáveis" do ponto de vista da emoção e da beleza do desporto.
quinta-feira, 7 de junho de 2018
DURVAL MARQUES
CONVITE
Jantar-Homenagem
"Durval Marques"
Sexta 15 de Junho de 2018
Estimados Compadres, Comadres e Amigos, Portugal e as Academias do Bacalhau de todo o mundo estão de luto.
O dia 10 de Junho de 1968 está histórica e afectivamente ligado à génese da fundação das Academias do Bacalhau, data em que o nosso querido e saudoso Compadre Durval Marques inaugurou oficialmente a primeira Academia em Joanesburgo, por tal razão designada de “Academia – Mãe” e se comemorou também pela primeira vez na África do Sul, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Meio século volvido e inesperadamente, Deus o levou. Mas a Família não se destrói pois uma parte dela fica invisível.
Pensa-se que a morte é uma ausência quando ela é apenas uma presença secreta. Pensa-se que ela cria uma distância infinita e afinal apenas suprime toda a distância porque o Céu não é só habitado por anjos ou por Deus, tornando-se assim a casa da nossa Família, num andar um pouquinho mais acima!
Bem-haja por tudo, querido e bom amigo Durval Marques. Sentimos muito a tua falta mas tem a certeza que a tua exemplar postura será sempre o rumo deste nosso “barco rabelo”, no qual continuarás a ser o seu fiel timoneiro .
A Direcção da Academia do Bacalhau do Porto, convida as suas comadres, compadres e amigos, para o Jantar de Homenagem que justa e merecidamente lhe vamos prestar, no próximo dia 15 de Junho, sexta-feira, na secular Quinta da Boucinha e no qual a nossa ilustre Comadre Maria Manuela Aguiar, ex-Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, que tão bem o conhecia e com ele partilhou muitos momentos, desenvolverá em sua memória, o tema particularmente relevante e tanto do seu agrado: “O papel da Mulher Migrante na Diáspora Portuguesa”.
quarta-feira, 6 de junho de 2018
NO CENTENÁRIO DE MEU PAI
NO CENTENÁRIO DE MEU PAI
Nascido a 6 de junho de 1918, faria hoje cem anos. Para comemorar a data, preparo uma reedição dos seus versos de juventude, prefaciada por notas biográficas e com testemunhos de quem teve a sorte de o conhecer de perto.
O trabalho vai progredindo, ainda que não ao ritmo desejável. Data limite: este ano de 2018.
Título provisório: "Poeta, de vez em quando"
Subscrever:
Mensagens (Atom)