sexta-feira, 25 de março de 2011

Queiroz : Por que no te callas?

Queiroz acabou. É um "has been". Ninguém por cá o vai querer nunca mais. É um produto invendável... De todos os erros de Madaíl, ele, com a sua arrogância, a disfarçar mal o medo de "ir a jogo", encarnou o mais monumenal de todos.
Falhou o "mundial" mais por essa falta de coragem e de "fair-play" do que pelos resultados e comprometeu o futuro no "europeu", de uma forma miserável, num clima persecutório de alguns, e de desânimo geral. Parente próximo do caos absoluto.
Desbaratou as potencialidades de um grupo talentoso, que emergiu, imediatamente, com a sua mera substituição por um treinador muito mais jovem, com curriculum bem mais modesto, mas com capacidades profissionais e, sobretudo, humanas, infinitamente superiores. Nem foi preciso Mourinho. Bastou Bento. Bastou Bento para mostrar onde estava o mal da selecção (Queiroz) e o bom (jogadores, libertos do ambiente kafkiano da era queirosiana).
O que Pepe disse, no seu apelo a que os deixe tranquilos com o novo e tranquilo responsável pela selecção, foram coisas úteis no contexto, mas que não constituem segredo ou novidade para ninguém.
O que Queiroz respondeu também não é surpresa, porque dele esperamos sempre o pior...
Foi vergonhoso!
Um ataque xenófobo a um luso-brasileiro - ridicularizando-o, a imitar sotaque e particularidades de expressão - coisa absolutamente inadmissível, que, num país civilizado lhe devia merecer processo e sanção. Óbvio! Se a atitude racista de meros adeptos, quando, por exemplo, atiram bananas a um jogador negro, o merece (evidentemente!), o que se dirá de um professor, de um ex-seleccionador que desce a estas profundezas de ódio anti-brasileiro?
Segue-se a referência, igualmente odiosa, a um episódio muito antigo e muito infeliz da vida de Pepe, um descontrolo emocional (do qual ninguém está livre). Uma agressão SEM QUAISQUER CONSEQUÊNCIAS para o agredido, mas que Queiroz refere como pontapear "selvaticamente" a cabeça do adversário. Na verdade, a cabeça do adversário ficou de boa saúde (ao contrário do que aconteceu em agressões deliberadas, a sangue frio, como aquelas de que foram vítimas, por exempolo, Pedro Mendes ou Petr Ceh, que só por sorte estão vivos. Ou Anderson, no Porto - SLB, ou Derlei, num amigável(?) Boavista-Porto, que ficaram muitos, muitos meses fora dos relvados. Ou Nani, recentemente.
Selvático é, também, o ataque de Queiroz à moral e ao equilíbrio emocional de Pepe, que espero, possa resistir, com a força que lhe deve dar o facto de saber que falou verdade, em linguagem simples e respeitosa. Exactamente o oposto do que pode dizer-se de Queiroz...
O homem sem qualidade e sem clase, que devia ter sido demitido pela FPF, não nos tortuosos e extemporâneos processos, que lhe moveram "ex post" mundial, mas muito antes, quando, segundo a boa imprensa, agrediu, a sangue frio, em público. num aeroporto, um jornalista cujo único crime era o de o ter criticado, ao abrigo da liberdade de expressão.

2 comentários:

  1. Estimada amiga quem não a conhece ? - Quem a não adora da esquerda à direita ? - Só quem não conhece as Comunidades Portuguesas e a história das mesmas, mas não está só !!!!
    1 Abraço de muita Amizade e Reconhecimento deste apenas
    António

    ResponderEliminar
  2. Deixe-me retribuir-lhe o cumprimento. Quanto tem lutado pelos direitos dos portugueses emigrados!
    Nesta questão, choca-me a falta de senso de um homem que atingiu a idade madura e se comporta de forma tão infantil - e em prejuízo da selecção nacional, que já prejudicou demais com a sua falta de competência (embora, nesse campo, a culpa fosse de quem o escolheu, conhecendo os seus imparáveis fracassos como nº1)
    Mas também me escandaliza a falta de respeito pelos jogadores, que trata como atrasados mentais. Sobretudo os brasileiros. É inconcebível, imperdoável...
    Imagine a situação recíproca: um treinador brasileiro a tratar um brasileiro nascido em Portugal da mesma maneira, imitando o sotaque, chamando-lhe personagem de segunda de um filmezeco poruguês, falando de chupeta vermelha e verde, de bola quadrada e outras "anedotas do português...
    Imagine isso a passar na nossa tv.
    E também me choca a discriminação tão comum dos naturalizados por parte de ultra nacionalistas, como Queiroz. Já reparou que foi só aos nascidos no Brasil, que ele tentou HUMILHAR?
    Primeiro Deco e agora Pepe. E nem o Liedson, que me parece nem ter aberto a boca, escapou a ataques desferidos "selvaticamente" (como ele, Queiroz, gosta de dizer...).

    ResponderEliminar