domingo, 22 de setembro de 2013

EDMUNDO MACEDO ESCREVE SOBRE DECO


O texto de um notável português, que, mesmo de longe, acompanha de perto tudo o que se passa no País, e gosta, verdadeiramente, do futebol e dos seus talentos.
Não somos do mesmo clube, mas conseguimos concordar em tanta coisa!
Sobre Deco, nomeadamente...  


Anderson Luís de Sousa, natural de São Bernardo do Campo, nesse fabuloso Brasil, tinha pés de seda! A seu favor, uma espécie de alavanca  invisível combinando perfeitamente com força mecânica e  -- senhores! -- eis seu Deco! Do Corinthians para o Benfica, o técnico do Benfica de então, Graeme Souness, "a errar a pontaria", pelo que empréstimo de Deco ao Alverca e depois um pulo até ao venerando Salgueiros. Mais uma vez Pinto da Costa deve ter visto qualquer coisa que mais ninguém na altura viu e vai daí, Deco pr'ó Porto! O mesmo Porto que parece andar há anos virado a sotavento deixando aos outros o barlavento! O mesmo Porto que já tivera o Hernani e o Pavão a cintilar como estrelas! O mesmo Porto da figura mítica chamada Barrigana! E que fez então o Deco? Fez futebol de sonho! Médio de ataque  -- os puristas de Manchester, Londres e Chelsea chamar-lhe-iam "attacking midfielder" --, pôs o Porto a jogar um futebol de compêndio, de cátedra, categórico, categórico no sentido de explícito e positivo. Seu Deco -- já se disse e nunca é demais repetir -- tinha pés de seda. Tão de seda que garantiam poupança da relva. Tão de seda que pareciam deslizar em superfície oleosa. Tão de seda que era um encanto vê-lo jogar.
E o futebol de seu Deco exibia traços de peça dramática teatral, exsudava coreografia, vertia elegância de cisne.
É tudo  -- e não é pouco -- sobre o futebol divinalmente rico de Deco!

Acima de Deco, quer dizer, melhores do que Deco, só Figo, Ronaldo e Eusébio? Não parece dedução razoável. Que tem o futebol-arquitecto-desenhador-pensador-de Deco  -- "attacking midfielder"  -- a ver com o futebol-decididamente-e-quase-exclusivamente-golo de avançados, de homens-golo como Figo, Ronaldo e Eusébio?

Edmundo Macedo
Los Angeles, Setembro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário