terça-feira, 26 de dezembro de 2017

ADMIRÁVEL CATALUNHA

Uma bela lição de democracia nos deu  a Catalunha! Em eleições comandadas por Madrid (Castela), com os principais dirigentes independentistas presos nos cárceres espanhóis ou exilados, o Povo manteve a maior civilidade e deu a maioria parlamentar aos perseguidos.
A UE, como nós próprios bem sabemos, move-se pelos interesses dos mais poderosos, um dos quais, embora relativamente menor, é a Espanha. Não há, por isso, independência possível para uma Catalunha próspera fora da UE, mas haverá uma 3.ª via, alcançada pelo diálogo político e pela procura se consequentes soluções jurídicas, adequadas a um Estado feito de Nações - talvez os EU da Espanha,  ou uma monarquia federativa. Não sei...não sou nem catalã, nem castelhana e também não sou constitucionalista. Mas modelos constitucionais não faltam! Falta inteligência a Rajoy (que parece uma espécie de Putin do ocidente - em decadência ao contrário do verdadeiro Putin...) e a um rei irrelevante, vencido nas urnas pela república catalã.
Sendo o melhor argumento das monarquias modernas a sua capacidade de unir os povos do reino, ou seja, seu poder moderador, e faltando este à  de Madrid, não se lhe pode prever vida longa

Sem comentários:

Enviar um comentário