sábado, 14 de maio de 2011

Filhos de um deus menor

Fim do campeonato de futebol...

Tudo serviu, neste 14 de Maio, nos 3 canais "noticiosos" da televisão - RTP-N, SIC Notícias e TVI 24 - para não se falar do FCP (ou para falar o menos possível). O jogo do Braga com o SCP foi o prato forte, com as entrevistas de Pacência e Couceiro a fazerem esquecer Villas-Boas... Do SLB não convinha falar demais, porque o Leiria estragou o que seria outro tópico ideal para desviar as atenções de um invicto vencedor do campeonato nacional. Uma maçada! O treinador portista tão jovem, a ganhar, aos 33 anos, o campeonato sem derrotas, deixando o segundo classificado a 21 pontos de distância. Sem derrotas, sem "casos", sem defeitos... Definitivamente uma "não notícia"...
Mas porque consigo ainda irritar-me com a dualidade de critérios?
Foi sempre assim e eu já sou tão velha!
De repente, lembrei-me do Tio David (um dos tios super-portistas!) a dizer-me, há cerca de 60 anos: Quando ouvires grandes elogios ao Porto, desconfia. Só nos elogiam quando ganhamos "moralmente" e perdemos em campo!
O Tio tinha razão e, neste aspecto, está tudo como dantes. Porém, graças a Deus, a Pinto da Costa, Mourinhos e Villas-Boas já lá vai o tempo das vitórias morais e agora ganhamos, gloriosamente, dentro do rectângulo e eles não nos elogiam...

5 comentários:

  1. Tive de esperar até aos noticiários da meia noite e seguintes, para ver, finalmente, brevíssimas reportagens com imagens do último jogo do FCP.
    Fantásticas defesas de Beto e, depois, o sorriso luminoso de Villas-Boas.
    Elogios, palavras, para quê? Basta ver as imagens.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei espantada com recentes declarações do Domingos Paciência, procurando distanciar-se de conotações com o FCP.
    Não havia necessidade...
    Todos sabemos que o futebol já não é para amadores, e que é coisa normal um jogador ou um treinador exercer a profissão em clube que não é o do coração.

    ResponderEliminar
  3. Há quanto tempo o FCP não tinha um treinador portista! Desde António Oliveira, creio eu...
    E do SLB houve dois, o Engº do Penta e o Jesualdo. Mais o Mourinho e os estrangeiros,
    Aceitamos o seu profissionalismo, e eles, nesse aspecto, mereceram a nossa confiança.

    ResponderEliminar
  4. O que terá levado Domingos a esta "ruptura afectiva"?

    ResponderEliminar
  5. Tudo bem! A gente constata e retribui.
    Hoje, no jogo com o SCP já nem "torci" pelo Braga- porque a minha simpatia pelo Braga, nesta época, tinha tudo a ver com o velho Domingos portista e nada com o próprio clube, que me é completamente indiferente, como os demais.
    É inegável que Domingos é um excelente treinador e tem feito um trabalho sensacional. Quanto a isso não mudei de opinião.

    ResponderEliminar