terça-feira, 10 de maio de 2011

O FCP de DECO e o DECO do FCP

O FCP do início do século XXI, o Porto campeão da Europa, fica para sempre ligado à magia do jogo de Deco, que foi, depois, relançar, com a mesma incomparável inteligência estratégica e precisão de passe, o Barça (muito por mérito dele!) elevado às alturas de melhor clube do mundo.

Houve um "FCP de DECO", que ficou na História do futebol, mas é, igualmente, verdade que há um "DECO do FCP" - um Deco "dragão" para sempre.
Condição publicamente assumida por ele e reconhecida por todos os adeptos portistas, como o provaram quando, no estádio do Dragão o aplaudiram de pé, em delírio, não obstante envergar nesse dia a camisola do Chelsea. Eu estava lá. Foi dos momentos mais empolgantes que partilhei com uma multidão perfeitamente unida pelas emoções do companheirismo e do fascínio por uma estrela do seu imaginário, do seu universo.

Vi no jornal "O jogo" de hoje, um grande título, que me encantou mas, verdadeiramente, não me surpreendeu: Deco a dizer aos mais talentosos deste novo FCP de Villas Boas que "não serão tão felizes noutro clube".
Ninguém pode fazer uma mais perfeita e elogiosa declaração de pertença, baseada numa experiência de vida, que, aliás, passou, de seguida, com imenso sucesso, pelo clube que ocupava e continua a ocupar o 1º lugar do ranking mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário