terça-feira, 9 de janeiro de 2018

ACADEMIA DO BACALHAU DO PORTO MENSAGEM




A cada uma das cinquenta e seis Academias do Bacalhau existentes, em Portugal e na Diáspora, o grande desafio que hoje se coloca é o saberem viver o projeto coletivo, com inteira autonomia e individualidade. Viver a essência do projeto, à sua maneira, em gestos de amizade e de solidariedade!
 Ao olhar o conjunto, o movimento global, neste ano de 2018, julgo que poderemos reclamar para a Academia do Porto um papel de primeiro plano, pelo pioneirismo de tantas iniciativas, através das quais pretende fazer "história do futuro". Exemplo dessa criatividade, e um dos mais significativos, é a reedição deste esplêndido acervo de feitos e memórias da Academia de Bacalhau do Porto, que transcende o seu âmbito geográfico, para a situar no percurso das Academias, desde a sua origem no sul de África à implantação progressiva no espaço da lusofonia. É uma reedição que, note-se, marca um momento muito especial e é posta ao serviço de uma estratégia de expansão das Academias nas diversas latitudes.
De facto, a segunda edição não só acrescenta novas páginas de crónicas e de imagens, de testemunhos e reflexões, como tem já assegurados os canais de uma  distribuição ampla, no país e no estrangeiro, pela via de colaborações institucionais, com o escopo de divulgar a sua mensagem, as suas causas, convertendo-se num convite à adesão de todos quantos acreditem nos valores da amizade e do "bem fazer",  perpetuados no alegre ambiente de verdadeiras tertúlias portuguesas. Pode, assim, ser considerada o primeiro ato das comemorações do 30.º aniversário da Academia do Porto, que terão o ponto alto no congresso mundial de 2019, a realizar na "cidade invicta", por decisão justíssima e unânime da última reunião magna. 
Tal escolha é, sem dúvida, o  reconhecimento do trabalho da instituição portuense, na pessoa do Presidente César Gomes de Pina, a quem se deve o seu ressurgimento, com uma extraordinária dinâmica, na incessante procura de novos modos de conciliar tradição e modernidade, regras e "praxis", em ambiciosas propostas e realizações, no plano da cultura e da ação social.
O nosso Amigo e Compadre César de Pina tem tido o ensejo e a vontade de se dedicar à presidência associativa "a tempo inteiro" e com uma energia infinita! Esta publicação, obra nascida do seu sonho, é mais uma prova concludente de enorme dedicação e liderança. Segue-se o 49.º Congresso, que vai  organizar com a mesma capacidade de entusiasmo e de trabalho. 
O Porto, transformado agora em destino turístico de excelência, e, desde sempre, terra de incomparável hospitalidade, receberá de braços abertos a comunidade das Academias do Bacalhau! E no topo da agenda estará, com certeza, a abertura à expansão do movimento, para unir mais e mais Portuguesas e Portugueses das várias gerações, em todo o universo lusíada, no espírito e nos ritos festivos da cultura da Amizade.
Para as Comadres e Compadres, que corporizam esse espírito, um afetuoso abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário