quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Isabel e Beatriz

O ano de 2010 fica dramaticamente assinalado em Espinho pelo desaparecimento de duas excepcionais dirigentes da função pública na Câmara Municipal: Isabel de Sousa e Beatriz Fernandes.
Falei já da Drª Beatriz, mas não ainda da DrªIsabel.
Relembro as duas, muitas vezes. Fazem-me falta como amigas, para além da falta que fazem na equipa que formávamos. Uma equipa de excelência, como disse publicamente desde o meu início de funções na Câmara, com total sinceridade, e sem me equivocar.
Por isso, posso olhar nostalgicamente o passado, ainda tão recente, com a certeza de que as coisas nunca mais serão as mesmas... Ambas são insubstituíveis!
As nossas reuniões de trabalho, à volta de uma mesa redonda, eram momentos esplêndidos de convívio, de partilha de ideias, de criatividade. Alguém lançava mais uma iniciativa, e logo, um ou uma de nós dava uma sugestão, e depois outra e outra... No fim, estavamos de acordo com o achado e já nem saberíamos precisar quem tinha dito o quê. Pouco importava! O importante era pôr o planeado em execução!
Não posso acreditar que metade desse todo já não exista, excepto na lembrança...

A Drª Isabel já eu conhecia bem, antes mesmo de trabalharmos em conjunto. Considerava-a, e sabia que era considerada uma das mais competentes bibliotecárias do país, com um impressionante curriculum. Do ponto de vista técnico, pela estatura intelectual, e, até também, do ponto de vista do seu relacionamento social. O que lhe permitia, por exemplo, trazer a Espinho, para lançamento de livros, convívios ou debates, personalidades marcantes da nossa cultura dos diversos quadrantes políticos.
Era uma pessoa viva, comunicativa, dinâmica, que esses amigos admiravam, e a cujo chamamento respondiam positivamento. A Bibliteca ganhou com ela uma dimensão excepcional - e uma merecida autonomia. Uma "instituição dentro da instituição". O poder da qualidade - uma mais valia para todos, para a cidade!

Infelizmente, em Novembro de 2009, a doença irreversível começava a manifestar-se visivelmente. Nada que afectasse as suas capacidades intelectuais e a sua força anímica. Mas afectava, e cada vez mais, a capacidade de se locomover, de se exprimir.
Ao fim de poucos meses, deixou de poder trabalhar no dia-a-dia, mas não de acompanhar, interessadamente, a evolução do trabalho e de intervir nas grandes decisões do plano de acção. A Biblioteca era a sua segunda casa - a acção, o trabalho era um prazer, a ausência forçada representava um grande sofrimento.
Há, entre a Drª Isabel e a Drª Beatriz muitas semelhanças, apesar de serem personalidades completamente diferentes: o mesmo "gozo", júbilo, que tiravam do exercício da profissão, a mesma "vocação" perfeita para as tarefas que desempenhavam. E, também, a mesma atitude perante a adversidade, a doença... a mesma vontade de dar o máximo de vida à sua vida, de manter o contacto com os amigos, com o evoluir das situações da comunidade, do mundo exterior. A recusa de se encerrarem no desgosto, na fatalidade.

A Drª Isabel não podendo falar com a voz, falava com os meios da internet! Quase todos os dias, recebia as suas mensagens - por vezes reenvios de factos ou comentários divertidos. Responder-lhe, dialogar assim com ela, era a minha 1ª prioridade, em matéria de e-mail...
O último que recebi foi na véspera do seu falecimento.
Admirável. Inesquecível.

2 comentários:

  1. A Drª Isabel Sousa era efectivamente uma pessoa admirável na sua vivacidade e capacidade de trabalho. O apoio que deu às Bibliotecas Escolares foi maravilhoso e,fez-me crescer como profissional, nesta área.
    Tivémos longas conversas, partilhámos ideias, desabafámos mágoas e rimos das nossas histórias contadas.
    Um dia disse a um grupo de alunos meus que eu era a Rosa Mota das BEs.Que generosidade a dela.
    Recordo-a sempre nos meus momentos de silêncio...
    A Drª Beatriz embora profissionalmente nos tivéssemos cruzado não conhecia tão bem mas tenho-a na conta de uma boa profissional.Fiquei a saber hoje dessa perda. Irreparável.
    Inesquecíveis no panorama cultural de Espinho
    Cândida Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. ESPINHO FICOU MAIS POBRE COM O DESAPARECIMENTO DESTAS 2 SENHORAS; BRILHANTES TÈCNICAS´, QUEM TRABALHOU DE PERTO COM ELAS SABE BEM AS QUALIDADES PESSOAIS E PROFISSIONAIS. AMIGAS DE VERDADE.
    LAMENTO DRª MANUELA. COM SAUDADE, TAMBEM RECORDO O SEU TRABALHO A SUA DEDICAÇÂO .
    MANTIVE CONTACTO COM ESTAS AMIGAS; ATÉ AO FIM DA VIDA DELAS.NÂO CONSEGUI IR AO ULTIMO ADEUS, POR FALTA DE CORAGEM.

    A ESTAS DUAS AMIGAS JUNTO O AMIGO. DR CARLOS GAIO.TRES PESSOAS QUE FAZEM FALTA A ESPINHO E AOS AMIGOS

    "INESQUECÍVEIS NO PANORAMA CULTURAL EM ESPINHO"
    UM ABRAÇO
    MARIA JOSE VIEIRA DA SILVA

    ResponderEliminar