terça-feira, 21 de maio de 2013

Um exemplo de "fair play" que vem da Califórnia, de um amigo que conheço e admiro há mais de 30 anos!

Escrevi  há dias que há qualquer coisa com o Futebol Clube do Porto que transcende  o Futebol Clube do Porto! E há!  Tanto assim é que no ultimo Domingo, de Paços de Ferreira,  chegou ao seu nicho perpétuo e exclusivo na Nobre Cidade Invicta mais um luzido Troféu  --  beijado mil vezes durante a curta viagem -- ,  que veio afagar os portistas com a maviosidade de um “oceano de algodão”,  fazendo-os sentir melhor de alto a baixo, por fora e por dentro, abrindo-lhes o apetite sem os ares do Caramulo, incitando-os a sorrir “à Hollywood”, ajudando-os a adormecer como santos,  aliviandolhes a depressão sem recurso ao comprimido.
Sei o que digo porque, por exemplo, nos anos 60 do século passado  -- graças ao meu gloriosíssimo Sport Lisboa e Benfica e não obstante haver  decorrido uma “eternidade -,  recordo-me de haver sentido a mesma doçura do tal oceano de algodão a afagar-me, a convidar-me  a dormir como bebé, a escudar-me contra o temível prejuízo do abatimento moral, pois os campeonatos, as grandes vitórias e a superioridade nos estádios brotavam  em jorro desse meu inesquecível e tão saudoso Benfica. E eu, graças ao inigualável e imortal Eusébio -- e quejandos --  sentia-me no Everest …
E o Futebol Clube do Porto, a meu ver, conquistou a nossa última prova maior  com pezinhos de lã, assim como quem não quer a coisa, como se nunca quisesse ganhá-la, deixando para o fim, quase até o ultimo instante, o assalto letal à carótida,  a erupção vulcânica,  o dramatismo da peça teatral,  não sem que do Dragão não tivesse soprado, ora hoje ora amanhã, como “aviso à navegação”, um escaldante “siroco”, anunciando a probabilidade de nova conquista, determinada inexoravelmente ou por inelutável fatalismo ou pela real valia do competidor. Prevaleceu a última.

Com o abraço de sempre de um vaidosíssimo benfiquista, filho de um Portista, para uma apaixonadíssima portista, filha de um Portista.

Edmundo Macedo

21 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário