domingo, 9 de abril de 2017

9 de abril na BATALHA

Há cerca de 30 anos (em 1989 ou 1990?), neste dia estava eu a discursar na solene cerimónia da Batalha, lembrando séculos de defesa da independência de um país, que é o mais antigo da Europa, dentro das fronteiras atuais. Em si, num território tão pequeno e com um vizinho tão poderoso é um grande feito, e nunca poderemos agradecer suficientemente aos que perderam a vida para que fosse possível - até hoje. O inesperado convite para a minha intervenção - a primeira de uma Mulher - partiu do General Altino de Magalhães, que era, suponho, a autoridade máxima na Liga dos Combatentes. Presente o Ministro da Defesa Fernando Nogueira, meu colega de Coimbra, numa sessão solene, no incomparável enquadramento do mais belo monumento gótico português. Guardo as melhores recordações do General - um "gentleman", de um garbo e serenidade britânicas, mas com um sorriso bem sulista, Conheci-o no Instituto de Defesa Nacional. Era ele o Diretor do IDN e eu fui vários anos conferencista do curso de Defesa nacional (falando sobre emigração, naturalmente).

Sem comentários:

Enviar um comentário