Recordar tempos idos... Falar do presente, também. E até, de quando em vez, arriscar vatícínios. Em vários domínios e não só no da política...
domingo, 9 de abril de 2017
9 de abril na BATALHA
Há cerca de 30 anos (em 1989 ou 1990?), neste dia estava eu a discursar na solene cerimónia da Batalha, lembrando séculos de defesa da independência de um país, que é o mais antigo da Europa, dentro das fronteiras atuais. Em si, num território tão pequeno e com um vizinho tão poderoso é um grande feito, e nunca poderemos agradecer suficientemente aos que perderam a vida para que fosse possível - até hoje.
O inesperado convite para a minha intervenção - a primeira de uma Mulher - partiu do General Altino de Magalhães, que era, suponho, a autoridade máxima na Liga dos Combatentes. Presente o Ministro da Defesa Fernando Nogueira, meu colega de Coimbra, numa sessão solene, no incomparável enquadramento do mais belo monumento gótico português.
Guardo as melhores recordações do General - um "gentleman", de um garbo e serenidade britânicas, mas com um sorriso bem sulista, Conheci-o no Instituto de Defesa Nacional. Era ele o Diretor do IDN e eu fui vários anos conferencista do curso de Defesa nacional (falando sobre emigração, naturalmente).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário