PROGRAMA DO COLÓQUIO - A MEMÓRIA COMO HERANÇA
-
Local: Câmara Municipal de Mineola, NY
20 de Janeiro 2018
Abertura: Paulo Pereira: Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mineola
Cônsul-Geral Manuela Bairos: apresentação do programa e Boas Vindas à convidada de honra,
Dra Manuela Aguiar, Presidente da Associação da Mulher Migrante
10.00 – 11.30 A língua Portuguesa como Herança
Tema para reflexão: o papel da língua portuguesa como suporte e transmissor da identidade e da herança portuguesa junto das comunidades portuguesas e em particular o papel das escolas comunitárias e das famílias na preservação desta herança.
Participação: todos os diretores/conselhos diretivos, professores ou pais/encarregados de educação nas Escolas Portuguesas do Estado de Nova Iorque
Partilha de experiências e de sugestões sobre as expetativas de futuro para o ensino da língua portuguesa junto das novas gerações.
Projecto de Memória - entrevista dos alunos aos avós sobre as suas histórias de emigração
Moderador: Dr José Carlos Adão
Coordenador-Adjunto de Ensino - Dr José Carlos Adão
“língua portuguesa como língua de herança”
As escolas comunitárias como suporte da herança portuguesa e da identidade luso-americana
Cônsul-Geral Manuela Bairos
Projecto escolar: entrevista dos alunos aos avós sobre as suas histórias de emigração
Período de interação com professores e diretores das Escolas comunitárias
Presidente da Mulher Migrante, Dra Manuela Aguiar
O papel da comunidade (dos professores e alunos e das famílias) na defesa do património da língua de herança e da cultura portuguesa.
11.30 – 12.45 A Culinária portuguesa como Herança
Tema para reflexão: Papel da culinária portuguesa como afirmação da identidade e cultura portuguesa.
Partilha de experiências sobre sucesso de culinária portuguesa como instrumento de afirmação da nossa cultura: restaurantes, pastelarias, clubes, catering de comida portuguesa
Projeto de memória: recolha de receitas portuguesas que tenham sido transpostas para os restaurantes, clubes e lares portugueses, incluindo aquelas que se tenham afirmado no país de acolhimento (Leitão da Bairrada, crepes de Aveiro, bacalhau, bitoque, pão de ló, alcatra açoriana, pastel de nata, malassadas, o pão português, etc).
Partilha de testemunhos: Manny Carvalho (Bairrada Restaurant – Leitão da Bairrada), Anthony Gonçalves (Kanopi Rest White Plains – Nova Cozinha Portuguesa), Monica Oliveira (doces de Aveiro), Fernando Viegas (Academia do Bacalhau - Bacalhau).
Todos os participantes são convidados a trazer uma receita que a família tenha trazido de Portugal e que seja importante para a preservação da sua memória familiar de origem.
Objetivo: executar um livro com estas “receitas com memória”
13.00 – 14.00 ALMOÇO
(almoço buffet ligeiro oferecido, terá lugar no local do encontro. Câmara Municipal de Mineola)
(TARDE)
Observação prévia
A reflexão a realizar nestes quatro painéis em torno do tema "Identidade Luso-Americana como Herança Portuguesa", terá também em vista identificar a eventual existência de especificidades de género na afirmação da identidade de origem portuguesa, na afirmação profissional, no associativismo ou na participação cívica e política entre a nossa comunidade imigrante. Em certos momentos, será estimulada a consciencialização sobre o papel das famílias, dos pais e dos avós na preservação e passagem dessa memória cultural e identitária às novas gerações, sem perder de vista a questão do género que ainda parece pertinente numa comunidade tradicional com tarefas e papeis diferenciados dentro das famílias.
Identidade Luso-Americana como Herança Portuguesa
Convidada de Honra: Dra Manuela Aguiar
Apresentação da convidada de honra e do programa da tarde pela Cônsul-Geral
14.30 – 15.00 - Intervenção de abertura pela convidada de honra, Dra Manuela Aguiar
15.00 – 15.45
Identidade de origem portuguesa
Moderador: Paulo Pereira
Tema para reflexão: o que significa ser americano de origem portuguesa numa perspetiva de identidade pessoal, de afirmação profissional e de pertença a uma comunidade de origem portuguesa. Como é encarada essa identidade nos meios americanos e como que ideai tem os americanos de outras comunidades sobre Portugal e sobre os Portugueses.
Partilha de testemunhos de pessoas bem integradas nos meios americanos, designadamente já nascidas nos Estados Unidos. Todos serão convidados a dar o seu testemunho, em língua inglesa se essa for a sua preferência.
Testemunhos: Palmira S Cataliotti, Ana Rodrigues, Marco Silva
16.00 – 16.45
Participação cívica e associativismo
Tema para reflexão: associativismo e participação cívica nas Comunidade Portuguesas: o papel do associativismo na formação da consciência e identidade portuguesa, na preservação das tradições portuguesas (língua portuguesa, música/Fado, ranchos folclóricos, filarmónicas, futebol, culinária, artesanato, música e celebração dos eventos maiores da cultura e tradição portuguesa) Reflexão sobre a evolução futura dos clubes portugueses na passagem do testemunho para as novas gerações. Expetativas sobre o papel de Portugal designadamente através dos Consulados em apoio às atividades dos Clubes.
Testemunhos iniciais: Agostinho Saraiva (Ossining); Bruno Machado (líder associativo e conselheiro das comunidades portuguesas); Silvia Curado (PAPS),
Convidados especiais: todos os presidentes e ex-presidentes de clubes portugueses, ou membros de direção ou indivíduos que se tenham empenhado ainda que de forma mais informal em promover o associativismo e a participação cívica junto das comunidades portuguesas. Em particular o papel das mulheres na liderança de Clubes Portugueses (Isabel Melo, Amélia Gonçalves-Jamaica, Ilda Fontoura- Jamaica, Anália Beato- New Rochelle, Cristina Santos-Yonkers, Bela Ferreira-Tarrytown, Maria Carvalho-Tarrytown, (alguns convites aguardam confirmação)
17.00 – 17.45
Afirmação profissional
Tema para reflexão: dificuldades ou vantagens encontradas no percurso de um luso-americano desde a sua formação escolar e académica até à sua afirmação nos meios profissionais
Recomendações para os novos emigrantes, para as novas gerações
Moderadora: Dra Manuela Aguiar
Testemunhos de todos quantos desejem partilhar a sua experiência
Testemunhos iniciais: Laurinda Ferreira, Tony Castro, Marlene Lobato (tbc), Adelino Pastilha
18.00 – 18.45
Participação na vida pública e política
Tema para reflexão: como surgiu a opção pela vida pública ou política (família, escola, mentores, etc)? O que isso significou para quem tem origens estrangeiras ainda recentes? Importância destas opções para a comunidade portuguesa e como “role models” para a juventude; como partir de um background português e procurar apoio noutras comunidades étnicas, que desafios, dificuldades e oportunidades?; Recomendações sobre sensibilização das nossas comunidades para serem cada vez mais ativas na participação na vida pública e política, através do voto e forma de apoio a candidatos luso-americanos
Moderadora: Dra Maria João Ávila
Testemunhos: Rosa Rebimbas; Paulo Pereira; Maria Araujo Khan ; Jack Martins; Janice Duarte
JANTAR
19.00 Jantar no Mineola Portuguese Center
Sem comentários:
Enviar um comentário