Recordar tempos idos... Falar do presente, também. E até, de quando em vez, arriscar vatícínios. Em vários domínios e não só no da política...
quinta-feira, 24 de março de 2022
PAI HISTÓRIA BREVE comentário da filha de Luísa e Prof Moreira
PAI - história breve e fotos JOÃO FERNANDES CAPELA DIAS MOREIRA
Nasceu em Avintes, a 6 de Junho de 1918.
O primeiro filho de Olívia Fernandes Capela e de Manuel Dias Moreira.
Fez a primária e todo o liceu no Colégio dos Carvalhos, com a excepção do 6º ano, em que experimentou, sem sucesso, o Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto - voltou, voluntariamente, para o internato. Onde, por sinal, foi feliz. Era popular, tinha muitos amigos, jogava bem futebol. E tocava violino (já não no meu tempo...).
Era poeta repentista, como a Avó Francisca.
Casou, uma 1ª vez, aos 19 anos, desistindo do seu curso de Letras em Coimbra.
A noiva chamava-se Celina Viana. Era bonita e interessante. Mas estava tuberculosa, sem esperança de cura. Um casamento breve, romântico e feliz, tanto quanto podia ser. Contudo, Celina morreu poucos meses depois.
Aos 22 anos, novo romance e novo casamento, que durou toda a vida - 55 anos!
Com a Maria Antónia Barbosa Aguiar. Outra mulher bonita, de forte personalidade.
Duas filhas, a Madalena e eu.
Começo por ser funcionário da Câmara de Gaia, e, depois, da Associação de Ourivesaria do Norte, onde foi Secretário- Geral, durante muitos anos.
Formou-se tarde, mas com gosto - dois bacharelatos e uma licenciatura, em Lisboa, no ISE e no ISCTE (Administração de Empresas, Política Social, Sociologia).
Um livro de poemas de juventude, publicado post umamente ("Íntimo")
Publicada por Maria Manuela Aguiar à(s) 16:36 1 comentário: Albertina Eudora T. da Silva7 de março de 2012 às 04:57Gostei muito de rever o passado! Recordo-me muito bem de seu pai!Parabéns pelo belo trabalho realizado!
Sou a Tina filha da Maria Luísa e do Prof. Moreira:)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário