terça-feira, 5 de abril de 2011

BENVINDA MARIA Uma aventura luso-brasileira - no jornalismo

O “Portugal em Foco” do Rio de Janeiro está em festa!
E bem merece, neste aniversário especial, que é uma verdadeira etapa de vida, palavras elogiosas, porque continua sendo um meio insubstituível de informação e de conhecimento sobre a comunidade lusa - brasileira em toda a sua dinâmica e capacidade de se afirmar.
Nas suas páginas marcam presença os mais participativos e influentes dos cidadãos e das cidadãs, os dirigentes das maiores instituições, os animadores das grandes realizações populares. E, por isso, o jornal é a memória de um tempo, que fica para sempre captado nas suas reportagens, crónicas e artigos - e servirá os vindouros, quando quiserem fazer a história da emigração portuguesa da nossa época e, também, a do trajecto dos indivíduos e das colectividades, que formam as nossas comunidades no Rio e no Brasil.
E o próprio jornal, que bem reflecte o pensamento e a acção dos seus criadores, a mítica Benvinda Maria e o marido, o Comendador Marques Mendes, se converteu em autêntica “instituição”. Quantas aventuras inéditas, ousadas e bem sucedidas nascerem do seu espírito empreendedor, da sua iniciativa concreta! Aventuras que se destinaram, sobretudo, aos jovens, como as fantásticas digressões anuais a Portugal do Rancho Português do Rio de Janeiro, que trouxeram até nós milhares de luso-brasileiros à procura e ao encontro das suas origens, das suas famílias. Ou os campeonatos desportivos, ou a celebração do dia do emigrante e de muitos dias de festa popular e de convívio… Exemplos, entre tantos outros, do contributo constante, inteligente e determinado para a preservação de uma presença portuguesa no Brasil - o que passa pela atracção dos descendentes de emigrantes, de novas gerações.
Muitos parabéns e muito futuro, em novos projectos, para todos os colaboradores do “Portugal em Foco”, e, muito em particular, para a Comendadora Benvinda Maria -que não gosta de ser chamada pelo título, a que tem pleno direito. Uma grande Mulher Portuguesa, irrepetível e inimitável, das poucas que, há décadas, se soube impor num mundo então quase totalmente masculino. Uma pioneira, referência e fonte de inspiração para as jovens no século XXI.

Maria Manuela Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário